A evolução da tecnologia exige que as empresas desenvolvam estratégias para antecipar e preparar suas infraestruturas de Tecnologia da Informação (TI) para as demandas do futuro. O ano de 2024 está se aproximando e traz consigo uma série de tendências e inovações que requerem uma abordagem estratégica; para garantir a eficiência operacional, segurança e capacidade de atuação empresarial em um mercado cada vez mais competitivo.
Adoção da Computação em Nuvem
Em 2024, a Computação em Nuvem (Cloud Computing) continuará a ser extremamente necessária para garantir o andamento das operações. As empresas devem considerar estratégias de migração para plataformas de nuvem confiáveis, para obter escalabilidade, flexibilidade e redução de custos em processos internos, como o compartilhamento de informações que são essenciais entre departamentos e usuários.
Investimento em segurança avançada
Quando falamos de tendências não podemos esquecer que ano após ano, as ameaças cibernéticas continuam no topo da lista de preocupações dos gestores. O crescente surgimento de golpes e a evolução dos ataques Ransomware e DDoS, por exemplo, demandam a implementação de soluções de segurança avançadas.
Por isso, investir em firewalls de próxima geração, sistemas de detecção e resposta a ameaças e treinamento contínuo com base em uma cultura de conscientização em Segurança da Informação são indispensáveis para proteger dados sensíveis.
Integração de tecnologias de AI
Soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning oferecem oportunidades significativas para otimizar operações. Implementar chatbots para atendimento ao cliente, análise para manutenção proativa e automação de processos de negócios são maneiras de alavancar a IA para eficiência.
Foco em recuperação de desastres
Assim como o investimento em segurança é essencial, o planejamento para contingências e recuperação de desastres deve ser uma prioridade. Implementar soluções que garantam a continuidade de operações em situações adversas, como backup em nuvem e arquiteturas resilientes, é vital para minimizar tempos de inatividade.
Adoção de Práticas DevOps
A cultura DevOps continuará a ser essencial para a entrega contínua e integração eficiente de software. A automação de pipelines de CI/CD (Integração Contínua/Entrega Contínua) e a colaboração entre equipes de desenvolvimento e operações são elementos-chave para acelerar o ciclo de vida do software.
Sustentabilidade eficiente
A busca por eficiência energética está entre as tendências que devem ser incorporadas ao planejamento da infraestrutura de TI. A virtualização de servidores, a consolidação de data centers e a adoção de práticas sustentáveis contribuem para reduzir o desgaste ambiental.
Capacitação para trabalho remoto
O cenário de trabalho remoto e híbrido é uma realidade que ganhou força após a pandemia. A infraestrutura de TI deve facilitar a colaboração digital eficiente, proporcionando ferramentas de comunicação, plataformas de colaboração e acesso seguro a recursos corporativos de qualquer lugar.
Soluções que possam integrar facilmente os usuários que estão distantes ou em diferentes unidades de trabalho com mobilidade são essenciais. Um exemplo disso é a telefonia PABX, que por ser em nuvem permite que os colaboradores tenham acesso às funções por meio do computador ou smartphone, sem prejudicar seus atendimentos por chamadas.
O ambiente tecnológico evolui rapidamente, portanto, a infraestrutura de TI deve ser projetada para acompanhar essas mudanças. A avaliação constante das tecnologias emergentes e a flexibilidade para se adaptar a novos requisitos são essenciais para a sustentabilidade a longo prazo.
Gostou de saber um pouco mais sobre as principais tendências do setor para 2024? Continue acompanhando o nosso blog e fique bem informado. Se quiser conhecer os serviços de conectividade, data center e Cloud PABX da Ávato, fale com um especialista.
Ávato - Soluções que simplificam!
Comments