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Omnichannel: saiba como esse conceito funciona

Algumas estratégias surgiram com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência e o relacionamento entre as empresas e seus consumidores. Um exemplo disso é o omnichannel, um processo conhecido por fazer a integração do meio físico e virtual, de forma que os clientes vejam pouquíssimas diferenças entre as duas coisas.


Entenda o conceito

Esse método não é uma simples associação e sim uma estratégia de vendas completa e inovadora. Você já deve ter observado que muitas empresas, principalmente as do setor varejista possuem diferentes canais de comunicação com o consumidor, para que ele não tenha dificuldade em encontrar o que procura, independente se a busca for na loja física, site ou aplicativo.


Essa nova maneira de vender está relacionada às mudanças de consumo e ao desenvolvimento tecnológico, mas seu conceito já existia. Antigamente esse processo era conhecido como multicanal, a ideia mais simples do que hoje se transformou no omnichannel que conhecemos. Agora, as pessoas contam com diversos meios onde podem fazer compras e contatar a empresa.


Antes de implementar

Mas se engana quem pensa que essa estratégia pode ser introduzida de qualquer maneira. Não basta apenas um site, aplicativo ou redes sociais, é necessário muito planejamento para fazer a conversão perfeita entre todos os meios de comunicação.


Isso quer dizer que tudo deve refletir a imagem da empresa e oferecer facilidades, para que o cliente se sinta atendido da melhor forma possível. Um exemplo, é quando o consumidor consegue fazer a troca de um produto comprado online, na loja física ou quando ele encontra no aplicativo algo que viu na vitrine.


Dessa forma o omnichannel e as relações remotas se complementam, de maneira que um não pode existir sem o outro. O crescimento do e-commerce e das vendas online durante a pandemia é um exemplo da utilização desse método.


Omnichannel e a Tecnologia

Além de conhecer a persona, segmentar a base de clientes e personalizar a experiência, a empresa precisa compreender que a tecnologia está totalmente relacionada a todos os processos do omnichannel. Se a ideia é oferecer ainda mais satisfação nos meios online e offline, é preciso investir em soluções que irão favorecer o atendimento humanizado, o tempo de resposta e o controle de dados em todas as etapas necessárias.


Isso significa que para oferecer canais funcionais, seguros e que transmitam a mesma mensagem, a empresa precisa estar equipada com tecnologias que também acompanhem a transformação digital e entreguem a inovação necessária para se destacar no mercado competitivo.


Esses serviços podem ser de proteção de dados, telefonia, cloud computing e uma internet dedicada, por exemplo. Todos essenciais para o funcionamento de uma empresa e mais necessários ainda, para um negócio que deseja adotar o formato omnichannel.


Gostou de saber mais sobre o omnichannel? Para ver outros artigos como esse acompanhe o nosso blog. E para conhecer um pouco mais sobre as soluções que vão auxiliar a sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas.


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