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Tecnologia é essencial para crescimento no e-commerce

Por causa da pandemia, 2020 foi um ano divisor de águas para diversos setores da economia. O isolamento social modificou alguns hábitos, transformando a visão dos consumidores e favorecendo o ‘boom’ do e-commerce como nunca visto antes. No momento mais restrito da quarentena não era possível sair de casa para adquirir produtos, o que justifica o aumento da procura online.


Segundo pesquisa da empresa Neotrust, no primeiro trimestre de 2021 o crescimento do e-commerce foi de 57,4% que equivale a cerca de 78,5 milhões de compras pela internet. A pesquisa ainda ressalta que esse aumento em comparação com o mesmo período de 2020, gerou um faturamento de 35,2 bilhões de reais para o setor.


E não para por aí. De acordo com um estudo divulgado pela RankMyApp, o número de instalações de aplicativos de lojas online pelos brasileiros foi de 15,7 milhões em 2021. O CEO da empresa, Leandro Scalise, ainda diz que 2022 deve superar em até 3% devido às campanhas de Black Friday, Natal e Copa do Mundo, por exemplo.


Esses números só reafirmam que a pandemia fortaleceu a tendência de fazer compras pela internet. Os consumidores perceberam que esse modelo é mais prático, rápido, seguro e que podem encontrar absolutamente tudo, desde produtos alimentícios, vestuário, eletrônicos e muito mais, sem precisar se deslocar para isso.


De modo geral, isso é uma oportunidade para as grandes empresas e até para os pequenos negócios (PME) que querem adentrar nesse nicho. Mas para tirar vantagem desse avanço os empreendedores precisam fazer um planejamento estratégico e devem manter uma estrutura tecnológica avançada.


Isso é essencial já que estamos falando de processos que acontecem no ambiente digital, onde não há espaço para instabilidades, que na maioria das vezes, representam prejuízos financeiros. Alguns exemplos de tecnologias e estratégias essenciais para o desenvolvimento no varejo online são os sistemas de integração de pagamentos, blockchain, big data, busca inteligente, cloud computing e até mesmo o omnichannel.


Esse último inclusive está cada vez mais em evidência já que se trata de um método de vendas que visa melhorar a experiência do consumidor, por meio da integração dos diversos canais de comunicação da empresa, algo extremamente útil quando a intenção é crescer no mercado competitivo.


Dito isto, é importante reforçar que não importa o tamanho da empresa ou os produtos que ela oferece. Para ser um e-commerce relevante é necessário alinhar uma gestão eficiente às soluções, tecnologias de proteção e conectividade digital, com a finalidade de garantir uma atuação forte e potencializar as vendas.


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