Nos moldes do mundo comercial moderno, a transformação digital é o principal combustível para o crescimento e expansão das empresas. Se algum gestor deseja um atalho, a fim de otimizar seus processos e impulsionar a inovação, é preciso estar atento a esse conceito.
Como muito se tem falado sobre essa transformação, o termo acaba perdendo um pouco do seu valor e sentido inicial. Vale ressaltar, contudo, que é possível recuperar a essência dessa concepção para aplicar e obter vantagens concretas.
É esse esclarecimento que desejamos transmitir neste artigo. Vamos fugir de concepções gerais e apresentar uma definição específica para ajudar a sua empresa a garantir o desenvolvimento e o reconhecimento no mercado de forma eficiente. Acompanhe a seguir.
O que é transformação digital?
A transformação digital representa um fenômeno de mudança e revolução nas empresas. Significa um momento em que a companhia enfatiza a digitalização dos seus processos como um elemento-chave para o crescimento e para a sustentabilidade. A tecnologia se torna estrutura essencial para as operações diárias.
Um dos pontos principais nesse conceito é a automação de processos. Com o uso de ferramentas inovadoras para digitalizar a empresa, ao cuidar de tarefas repetitivas, de grande volume e com alta incidência de erros, é possível transformar o ambiente operacional e liberar funcionários para outras funções dentro da organização.
A grande flexibilidade do termo transformação digital permite que essa automação represente vários agentes: sistemas integrados que ajudam na realização dessas tarefas, robôs simples que manipulam dados e operações, bem como soluções robustas de Inteligência Artificial, Machine Learning e IoT (internet das coisas). As possibilidades são enormes, com benefícios reais para praticamente todos os setores.
Desse modo, a companhia se torna mais estratégica, e menos operacional. A cultura digital faz com que as próprias tecnologias e a infraestrutura deixem de ser um peso para a gestão. O que permite que todos consigam direcionar esforços para as demandas estratégicas e para as atividades que exigem expertise.
Outro ponto sobre a transformação digital é o uso de sistemas analíticos para a tomada de decisão. Eles aproveitam os muitos dados e rastros gerados nas operações do dia a dia: de dados de compra e venda processados a dados sobre clientes que chegam de alguma forma às aplicações internas.
A partir desses dados, é possível gerar insights para auxiliar nas decisões diárias. Por exemplo: entender se é uma boa oportunidade realizar a queima de estoque e como gerenciar isso, quais produtos oferecer, entre outros. É viável responder perguntas sobre a performance da empresa e chegar a predições do que pode acontecer, de riscos a oportunidades futuras.
É importante destacar ainda que esse termo é extremamente amplo e abrange inúmeras tecnologias e inovações. Por isso, para compreender com clareza como ele pode contribuir com melhorias concretas, é necessário entender que esse conceito pode ser aplicado de diferentes formas, em diferentes contextos. Não existe uma regra padrão, que funcione em todos os nichos e todos os tipos de negócio, cada empresa deve realizar uma avaliação, respeitando as suas particularidades e necessidades antes de adentrar nesse universo.
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